The book is on the table? 10 dicas de como aprender inglês de verdade
janeiro 9, 2020
1. Tomar coragem e se matricular num curso de inglês
Parece óbvio, mas nem só de Google Tradutor vive uma pessoa fluente na língua. Claro que os tradutores online são uma ótima ferramenta para tirar dúvidas pontuais, mas a maior dica de inglês para quem quer aprender inglês é de fato se dedicar em um curso. A Open English, por exemplo, tem a facilidade de ser 100% online, permitindo que você estude em qualquer horário e lugar, a partir de meia horinha por dia. Ou seja, falta de tempo não é mais uma desculpa!
2. Ver filmes em inglês com legenda em inglês
Quantos filmes e séries em inglês você já maratonou? Se você pegar o hábito de colocar as legendas também em inglês, com o tempo seu ouvido vai começar a se acostumar a ouvir a mesma coisa que seus olhos estão lendo. Assim, seu cérebro passa a processar não apenas a informação da legenda, mas também a informação do áudio, transformando o inglês em algo mais familiar.
3. Traduza sua música favorita e cante junto
Quem canta, seus males espanta! Pegar aquela música em inglês que você mais ama e traduzir é uma forma de estudo extremamente dinâmica, pois você treina não apenas vocabulário, mas também o modo como as frases em inglês se estruturam, além de aprender gírias e expressões comuns. Essa é uma dica de inglês muito valiosa (e com alto potencial de diversão).
4. Leia em inglês sobre um assunto que te interessa
Que assunto faz seus olhos brilharem? Esportes, artes, literatura, games, música… Seja lá qual for sua resposta, pode ter certeza de que tem muito conteúdo em inglês sobre ele na internet. Adicione como meta de Ano Novo escolher um tema por dia e procurar sites e blogs para ler sobre ele em inglês. Como tudo na vida, fazer aquilo que se gosta é muito mais prazeroso, e com o desafio de ler em outro idioma não seria diferente. E se bater dúvida sobre uma palavra ou outra…
5. Use e abuse dos dicionários online
Já falamos no primeiro tópico que eles não são professores, mas são sim ótimos aliados na sua saga de falar inglês em 2020. Existem inclusive muitos aplicativos de tradução gratuitos disponíveis para download, assim você ganha ainda mais agilidade na hora que precisar traduzir algo pelo celular. A grande dica aqui é: na dúvida sobre o significado de algo, não fique apenas no “chute” e de fato consulte o que é!
6. Otimize seu tempo livre
Como estudar inglês com a vida corrida que todos nós levamos? Todo mundo tem as mesmas 24 horas por dia, e cabe a cada um decidir como usar o tempo em que não estamos ocupados com obrigações. Aquela uma hora (ou duas, três…) que você perde fuçando a vida dos outros nas redes sociais, poderia ser usada para fazer uma aula ao vivo com um dos professores americanos da Open English, por exemplo. Fora que você não fica refém dos horários fixos das escolas de inglês presenciais, ganhando a liberdade de estudar em qualquer momento, seja ele de manhã, tarde, noite ou até de madrugada.
7. Descubra uma palavra nova por dia
Vocabulário rico é isso: saber palavras que vão para além do book is on the table. Observe ao seu redor, vá traduzindo mentalmente aquilo que você vê, e pesquise a tradução de pelo menos um elemento que você não saiba como falar em inglês. Por exemplo: viu uma paisagem cheia de árvores e percebeu que não sabe como se fala “tronco”? Tá na hora de abrir o tradutor para pesquisar!
8. Grave-se falando em inglês
O grande objetivo de todo mundo que começa a estudar inglês é falar de maneira tão fluida quanto se fala em português. Conseguir fazer uma autocrítica do seu próprio nível é fundamental para melhorar seu aprendizado. Use o gravador do celular (ou mande áudios para um amigo de confiança!) falando em inglês e escute novamente para analisar sua pronúncia e sua fluidez.
9. Foque nas 4 habilidades básicas
Uma dica de inglês simples mas que ajuda bastante é entender que o aprendizado é um sistema, e não uma mágica. As 4 habilidades básicas do inglês são speaking (capacidade de falar), listening (capacidade de ouvir), writing (capacidade de escrever) e reading (capacidade de ler). Descubra onde estão seus pontos fortes e fracos levando em conta esses 4 pilares, e treine mais naquilo que for menos intuitivo para você. Para descobrir esses pontos fortes e fracos, você pode usar das dicas que demos anteriormente (legendas em inglês, tradução de músicas, busca de blogs em inglês, etc).
10. Perca o medo de errar!
Por último, mas não menos importante: ninguém nasce sabendo falar inglês, nem mesmo os americanos! Todo mundo precisa aprender, e a hora certa para você é aqui e agora. É errando que se aprende, e é muito mais eficiente você falar “errado” mas conseguir passar sua mensagem para frente, do que travar a língua e não conseguir falar nada. Se estiver começando agora, preocupe-se menos com pronúncias complicadas (como o -th) e mais com a capacidade de formar frases em inglês que transmitam uma ideia completa.
Com o curso de inglês online da Open English, você treina todas as competências necessárias para conquistar sua fluência! Tire essa meta do papel e comece suas aulas de inglês hoje por um preço reduzido!
Clique no botão abaixo e faça como mais de 1.6 milhão de pessoas em todo o mundo! Vem estudar com a Open English!