Benefícios do empregado: o verdadeiro ímã para a atração e retenção de talentos
junho 11, 2024
A retenção de talentos se tornou um desafio constante para os líderes de recursos humanos. O estilo de vida, as prioridades e as necessidades dos funcionários continuam em constante mudança, especialmente para os Millennials e Centennials, que hoje representam mais de 60% da força de trabalho atual.
Segundo uma pesquisa realizada pela Pandapé, 53,6% dos entrevistados sentem que as empresas onde trabalham não se preocupam com seu bem-estar profissional. Um número muito alarmante que revela falhas na gestão de pessoas de muitas empresas.
Hoje em dia, oferecer uma remuneração competitiva, plano de saúde, 13º salário e garantir estabilidade no emprego aos funcionários não é suficiente. Oferecer uma proposta de valor e benefícios adicionais realmente significativos e personalizados é fundamental.
Antes de aprofundar neste tema sobre os principais tipos e melhores benefícios do empregado, vamos revisar alguns pontos básicos:
O que são os benefícios do empregado?
São todos os incentivos e vantagens que as empresas oferecem aos seus colaboradores, além do salário bruto, como: assistência médica, 13º salário, plano odontológico, entre outros.
Esses benefícios extras podem variar conforme a organização, mas seu objetivo principal é melhorar a qualidade de vida, o bem-estar emocional e a satisfação dos funcionários no trabalho.
Os principais tipos de benefícios do empregado são:
- Benefício trabalhista econômico: salários, prêmios, bônus, horas extras, aumentos salariais, assistência médica, auxílio educação, auxílio farmácia, pensão por morte, indenizações, entre outros.
- Benefício trabalhista não econômico: horário flexível, reconhecimentos profissionais por desempenho, curso de idiomas para negócios, formação acadêmica, oportunidades de aprendizado, participação nos lucros, programas de mindfulness, sala de jogos, entre outros.
Top 5 benefícios trabalhistas
Durante anos, as empresas têm implementado uma série de incentivos ou pacotes de benefícios atrativos para aumentar a retenção dos colaboradores e atrair os melhores talentos. Conheça o top 5:
1. Benefícios do empregado: Saúde e bem-estar
67% dos trabalhadores e 68% dos empregadores acreditam que o acesso a planos de saúde é o benefício mais importante. Isso pode incluir:
- Plano de saúde completo e programas de bem-estar que assegurem um atendimento adequado e promovam a saúde física.
- Assistência psicológica e programas de saúde mental para lidar melhor com o estresse e a ansiedade.
2. Flexibilidade no trabalho
- Essa opção de benefício se tornou uma das favoritas das gerações modernas de trabalhadores. Inclui:
- Horário de trabalho flexível de acordo com suas necessidades pessoais
- Opções de trabalho remoto para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
3. Desenvolvimento profissional
58% dos funcionários afirmam que o desenvolvimento profissional contribui para a sua satisfação no trabalho, razão que o torna um benefício obrigatório. Algumas iniciativas podem ser:
- Oportunidade de desenvolvimento interno, como programas de mentoria, sessões de coaching e programas de aprendizado personalizados.
- Cursos de idiomas ou treinamentos em inglês para melhorar suas habilidades de comunicação com clientes globais.
4. Plano de aposentadoria
34% dos colaboradores e 34% dos empregadores concordam que o planejamento para o futuro é vital. Para apoiar essa ideia, você pode incluir:
- Planos de previdência privada que permitam aos funcionários garantir seu futuro financeiro e planejar sua aposentadoria com tranquilidade.
- Opções atrativas de poupança que garantam o bem-estar financeiro dos seus funcionários a longo prazo.
5. Benefícios sociais
Esses benefícios corporativos são projetados para melhorar o bem-estar geral e a satisfação dos colaboradores. Podem incluir:
- Organizar eventos sociais e atividades de team building para melhorar o clima organizacional e incentivar o trabalho em equipe.
- Oferecer descontos em produtos ou serviços, assinaturas de academias e/ou acesso a instalações recreativas da empresa, para melhorar sua qualidade de vida.
Impacto dos benefícios do empregado na retenção de talentos
Os benefícios corporativos, além de impactarem positivamente o bem-estar de suas equipes, são essenciais para a retenção de talentos e o fortalecimento da empresa em 3 etapas:
- Satisfação no trabalho: colaboradores mais motivados e felizes promovem um ambiente de trabalho positivo.
- Produtividade: colaboradores comprometidos, eficientes e alinhados com os objetivos da empresa.
- Branding da empresa: trabalhadores que se tornam embaixadores da organização elevam sua reputação, atraindo os melhores profissionais do mundo todo.
Como implementar um plano de benefícios adicionais na sua empresa?
A implementação eficaz de um programa de benefícios do empregado implica uma série de passos essenciais. Basta segui-los para obter resultados visíveis:
1. Análise de necessidades
Compreenda a fundo as necessidades, preocupações e preferências dos seus colaboradores por meio de pesquisas ou entrevistas. Identifique os benefícios do empregado que realmente são valiosos para eles e construa programas relevantes e atrativos.
2. Criação de um plano personalizado
Baseie-se na análise de necessidades para criar um plano de benefícios personalizados que contemple as etapas profissionais dos seus colaboradores, seu estilo de vida, suas situações familiares e tudo aquilo que considere relevante para acertar em cheio.
3. Comunicação eficaz
Comunique com clareza e transparência os benefícios inovadores da empresa aos seus funcionários. Este passo é essencial para garantir que compreendam seu valor real e possam aproveitá-los plenamente, contribuindo para sua satisfação, comprometimento e desempenho profissional.
4. Medição do sucesso
Meça os avanços e resultados do seu plano de benefícios inovadores. Avalie com atenção as métricas e indicadores como a participação em programas empresariais, satisfação no trabalho, retenção de pessoal, impacto na produtividade, entre outros, que permitirão criar estratégias de melhoria eficazes e transformadoras.
Faça a diferença com uma proposta de valor única e principais benefícios personalizados
Contar com um plano de benefícios básicos, como mencionamos anteriormente, não é suficiente para se destacar no mercado empresarial e alcançar um verdadeiro Employee Engagement.
Para isso, é necessário analisar em detalhes quais condições especiais os colaboradores precisam e, assim, garantir que os benefícios oferecidos pela empresa sejam significativos para eles.
Há muitos anos se fala sobre salário emocional, mas é uma terminologia que eu não gosto tanto. O que eu acredito que existe é uma proposta de valor agregada relacionada com o propósito da empresa. É aí que podemos incluir benefícios, motivação e boas estruturas. Assim, conseguimos integrar nossos colaboradores e também encantar o mercado. Virginia Garda, diretora de RH. de L’Oréal Uruguay.
Como alcançar uma proposta de valor única e os melhores benefícios personalizados?
Antes de implementar sua lista de benefícios, leve em consideração esses fatores decisivos:
1. Identifique arquétipos
Agrupe suas equipes de acordo com seu perfil, interesses, gostos e necessidades. Isso ajudará a definir uma proposta de valor assertiva e personalizada.
Também, se preferir, você pode montar uma espécie de “menu” com os tipos de benefícios do empregado oferecidos e dar aos seus funcionários a possibilidade de escolher os que mais lhes convêm e, assim, formar seu próprio “pacote”.
2. Foque no bem-estar
O bem-estar das suas equipes deve ser o seu foco de atenção. Os colaboradores valorizam muito benefícios mais pessoais e humanizados, como:
- Permissões especiais ou Days Off relacionados a temas familiares: licenças de maternidade, doença ou falecimento de um familiar, etc.
- Creches para seus filhos.
- Ambientes de trabalho pet friendly.
- Acesso a créditos livres.
- Descontos especiais em lojas parceiros.
- Férias flexíveis.
3. Analise os benefícios do empregado existentes
Faça uma espécie de inventário de todos os benefícios ativos da sua empresa. Revise em detalhes cada um deles e determine quais são relevantes para seus funcionários, quais não são, se há oportunidade de melhoria, seu ROI atual e se você pode reutilizá-los em seu novo planejamento.
4. Comunique com clareza os benefícios
Crie espaços de interação com suas equipes que permitam comunicar de forma assertiva o pacote de benefícios da empresa. Ouça suas preocupações, esclareça suas dúvidas e motive-os a aproveitá-los de forma adequada.
4 casos de sucesso que você deve conhecer
Essas cinco empresas tiveram um desempenho superior, pois souberam aproveitar os planos de benefícios trabalhistas para maximizar a satisfação dos funcionários, melhorar a retenção de talentos e aumentar sua produtividade empresarial.
1. Carrefour
A empresa investe em iniciativas de saúde e bem-estar, crescimento profissional, mobilidade interna e desenvolvimento. Seus resultados? Uma redução notável do índice de rotatividade e faltas, somada a um aumento na agilidade e eficiência de suas operações.
2. BairesDev
Aposta em um modelo de benefícios que visa um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida pessoal (work-life balance), através de horários de trabalho flexíveis e uma cultura empresarial que apoia o trabalho remoto de qualquer lugar.
Graças a esses exemplos de benefícios e essa dinâmica de trabalho, esta empresa global atrai constantemente profissionais capacitados de diferentes partes do mundo e tem uma taxa de retenção de talentos que continua aumentando.
3. Google
O gigante tecnológico é conhecido por priorizar o bem-estar de suas equipes com benefícios trabalhistas não tradicionais e propostas de alto valor que causam impactos positivos, como:
- Espaços de trabalho confortáveis e lúdicos, adequados também para o lazer e o descanso.
- Comida gourmet gratuita e snacks ilimitados.
- Cartões para massagens gratuitas no trabalho (prêmios).
- Extensão de férias e licença maternidade ou paternidade.
- Ambiente de trabalho colaborativo.
- Entre outros benefícios flexíveis.
A ênfase do Google no salário emocional de seus funcionários o levou a ser reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo, e seus resultados em alta produtividade e comprometimento são notáveis.
4. Microsoft
A multinacional tecnológica de Bill Gates levou o reconhecimento profissional a outro nível com seu programa “Spot Awards”, que dá aos funcionários a possibilidade de receber recompensas instantâneas e personalizadas de acordo com seus resultados.
Da mesma forma, a percepção de seus colaboradores em relação aos seus salários e benefícios adicionais é muito positiva, tanto que na Glassdoor, a empresa tem uma nota 4.4 de 5 no quesito salário e benefícios. Com tudo isso, a Microsoft se posiciona como uma empresa suficientemente atraente para novos talentos emergentes e satisfatória para seus funcionários atuais.
Tendências futuras em benefícios para funcionários
A digitalização e as inovações tecnológicas não param! Por isso, a melhor estratégia é adotá-las e criar planos de benefícios flexíveis que se adaptem a elas e que os colaboradores considerem úteis para seu desempenho profissional, como:
Ferramentas de automação e IA
Embora muitos trabalhadores vejam a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, como uma ameaça, fazendo bom uso dela, pode ser uma grande aliada para otimizar o trabalho e economizar tempo. Oferecer programas e licenças gratuitas dessas ferramentas pode ser um pacote de benefícios altamente valorizado.
Benefícios do empregado virtuais
A digitalização também está impulsionando o surgimento de benefícios virtuais. Com o aumento do trabalho remoto e a necessidade de manter os colaboradores engajados e conectados, benefícios como esses se tornam cada vez mais atraentes:
- Créditos ou descontos para serviços de streaming.
- Acesso gratuito a plataformas de bem-estar e desenvolvimento profissional.
- Plataformas de integração e networking virtual.
No caminho, podem surgir muitos outros, de acordo com as necessidades dos colaboradores.
Como líder de RH, você pode aproveitar a tecnologia para criar plataformas ou aplicativos que integrem todos os benefícios da empresa. Posteriormente, pode convidar seus colaboradores a conhecê-las, compartilhar suas opiniões, montar seu plano ideal e outras funções que considerar relevantes.
Conclusão: Benefícios do empregados
Focar sua atenção na criação de uma proposta de valor diferenciada e um plano com os melhores benefícios para cada colaborador é fundamental para manter a competitividade da empresa, elevar o Employee Engagement e alcançar uma atração e retenção de talentos superior.
Hoje em dia, os benefícios básicos não são suficientes. Os resultados e avanços tangíveis vêm da personalização, humanização e identificação das necessidades latentes que você conseguir reconhecer em suas equipes.
Assim como os casos de sucesso que mencionamos anteriormente: Google, Microsoft, Carrefour e BairesDev, com uma estratégia de benefícios flexíveis bem estruturada, uma comunicação assertiva e uma avaliação constante e eficiente, sua empresa pode alcançar novos níveis de produtividade e rentabilidade, graças ao cuidado de seu ativo mais valioso: os funcionários.
Perguntas frequentes (FAQs)
Como são selecionados os benefícios para os funcionários em uma empresa?
Os benefícios para funcionários são escolhidos considerando o orçamento da empresa, as necessidades individuais dos funcionários e as parcerias que a empresa possui com outras organizações. Isso pode envolver a elaboração de orçamentos, pesquisas personalizadas com os funcionários e a busca de fornecedores para oferecer benefícios que realmente importem à força de trabalho.
Os benefícios do empregado são rentáveis para as empresas?
Segundo diversos estudos, oferecer benefícios para funcionários pode ser altamente rentável para as empresas a longo prazo. Esses benefícios não apenas contribuem para a retenção dos melhores talentos a longo prazo, mas também aumentam a motivação, a produtividade e o comprometimento dos funcionários. Além disso, ajudam a reduzir a rotatividade de pessoal, o que pode gerar economias significativas em custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários.
Como posso avaliar se os benefícios do empregado foram benéficos para minha empresa?
As empresas podem avaliar a eficácia dos seus benefícios a longo prazo por meio de avaliações periódicas do desempenho da equipe. Isso pode incluir métricas como retenção de funcionários, satisfação no trabalho, engajamento, produtividade e redução da rotatividade. Ao monitorar esses indicadores, as empresas podem determinar se o investimento em benefícios para os funcionários tem sido benéfico para a organização.